Conceição do Almeida é um município brasileiro do estado da Bahia, sua população estimada é de 20.000 habitantes, segundo o historiador e poeta Geraldo Coni Caldas Santos, o antigo povoado é conhecido como Capela do Almeida desde o final do século XVIII, da sua fase embrionária, até a emancipação municipal de 1790 a 1890.

Quando a oito meses do advento da República o antigo Curato do Almeida (Capela do Almeida) depois de Vila da Nossa senhora da Conceição do Almeida, Conceição do Almeida se emancipou do surgimento como aglomerado ou povoado, até o Curato do Almeida ou Capela do Almeida, a origem cuja denominação se deu a uma família de agricultores cujo patriarca era Antonio Coelho D’Almeida Sande, que com sua devoção a Santa Nossa Senhora da Conceição, edificaram uma capela, onde hoje é a Igreja Matriz.

Município criado com território desmembrado de São Felipe, pelo Ato Estadual de 18.07.1890, com a denominação de Conceição do Almeida. Receberia o nome de Afonso Pena em 1909. Retomou em 1943 o topônimo de Conceição do Almeida. A sede foi elevada à categoria de cidade através Lei Estadual de 17.08.1909, com a denominação de Nossa Senhora da Conceição do Almeida.

[googleMap name=”Conceição do Almeida” description=”cidade do estado da Bahia” width=”560″ height=”500″ directions_to=”false”]Conceição do Almeida, Bahia, Brasil[/googleMap]

Related Articles
Scroll Up