Conta-se que no século XVII chegaram na região os índios das tribos Tapuias, Tupiniquins e mais tarde os Guaneces. Em seguida chegaram os portugueses e se instalaram às margens da lagoa do Quichese (nome de origem Tapuia). A referida lagoa, segundo pesquisas, marca o início da história de Mauriti.

Por vários anos após a sua fundação o então povoado surge como vila traduzindo o progresso permanente na história. Em 27 de agosto de 1890, pelo Decreto Nº 51, instala-se o município. Em 20 de setembro de 1895, por decisão da Câmara Municipal, pelo Decreto nº257, foi suprimida a decisão de Mauriti como município.

Em 1911, Mauriti passa a figurar no quadro da divisão administrativa do Brasil como distrito de Milagres. Em 28 de outubro de 1924 ressurge pela segunda vez o município, pela Lei Estadual nº2211, instalado em 30 de dezembro de 1924, tornado-se autônomo.

A vila passa a ser chamada Mauriti numa homenagem ao Almirante Cordovil Mauriti, que muito contribuiu para a autonomia da povoação criada por Capitão Miguel Dantas.

Prefeitura

Wikipédia

Related Articles
Scroll Up