Acaraú é um município brasileiro do estado do Ceará, localiza-se próximo à foz do rio de mesmo nome, é o maior produtor de lagosta do Brasil. A cidade sobrevive da pesca, agricultura e da pecuária, fica a 255 km de Fortaleza, com acesso pela CE-085, BR-222, seguindo pela CE-354 e pelas BR 402 e 403.

Município a ocupar regular extensão do litoral Nordeste do Estado, consta como sendo um dos mais antigos redutos dos tempos coloniais, e seu nome se insere nos mapas seiscentistas.

O primitivo núcleo da Barra do Acaracu serviu de ancoradouro a pequenas embarcações que depois passou a chamar-se Porto dos Barcos de Acaracu e depois Barra do Acaracu, é o marco inicial do que mais tarde veria a ser a cidade de Acaraú.

Nessa Barra atracavam, além dos navios regularmente em movimento, os chamados navios piratas, oportunidade em que eram realizadas as operações de escambo ou de produtos nobres por quinquilharias originárias do Velho Mundo.

No século XVIII, em 22 de setembro de 1799, o povoado foi elevado à categoria de distrito de Acaracu da vila de Sobral. Já sua elevação à categoria de vila do Acaracu , com o distrito já desmembrado da jurisdição de Sobral, ocorreu segundo Lei nº 480, de 31 de julho de 1849, tendo sido instalada a 5 de fevereiro de 1851. O título de município, já com a denominação atual de Acaraú, ocorreu segundo Lei nº 2019, de 19 de setembro de 1882.

Wikipédia

Prefeitura

Related Articles
Scroll Up