Itaubal é um município no sudeste do Estado do Amapá. A população estimada em 4000 habitantes e a área é de 1704 km², o que resulta numa densidade demográfica de 1,98 hab/km².
Seus limites são o delta do rio Amazonas a sudeste e Macapá a sudoeste, oeste e norte.

Itaubal dista 90 quilômetros da capital, e foi edificada sob uma elevação de terras à margem direita do rio Piririm. O topônimo vem de Itaúba, uma madeira de lei abundante no local. As primeiras notícias do município datam de 1935 quando algumas famílias de agricultores passaram a residir no local. Em 1940 chegam mais migrantes, trazendo uma imagem de São Benedito que passou a ser padroeiro do lugar e até hoje encontra-se no altar da igreja matriz de Itaubal.

A herança cultural paraense e amapaense se fundem e se complementam, já que historicamente o Estado do Pará e o Amapá faziam parte da mesma área geográfica. Essa similaridade faz com que muito paraenses acabem imigrando para o Estado do Amapá e aqui encontrem ambiente semelhante ao que viviam, entre eles, o Marajó.
Conhecer a cultura e tradições de um local é importantíssimo para conhecermos as pessoas, seu modo de pensar, agir e planejar o futuro. Tais afirmativas se completam no pensamento: “se você não me conhece, não canta as minhas musicas, não me ver, nem lê os meus livros, nunca saberá o que tenho, tinha e terei, dificilmente vai se interessar pelo o que tenho à dizer”.

Foi pensando exatamente nestes olhares que os marajoaras residentes em itaubal, resolveram fundar uma associação que tivesse como foco preservar a cultura marajoara, realizar intercâmbio com a cultura amapaense e nesse fundir-se, criar um festejo onde cultura paraense- marajoara e suas ramificações no Amapá pusessem ser percebidas, valorizadas e apreendidas por todos os integrantes e participantes. Nasceu o Festival dos Marajoaras que se dividi em religioso e profano, recheado de desfiles, feira de artesato, festa dançante e a tradicional corrida de cavalos.

.

Prefeitura

Wikipédia

.

Share on FacebookPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Tweet about this on Twitter
Scroll Up