Betim é um município brasileiro do estado de Minas Gerais, faz parte da Região Metropolitana de Belo Horizonte, sua população estimada é de 378.000 habitantes, é a 5ª Cidade Maior do estado, e sua área é 345,913 km².

Distante 30 km da Capital, acesso Rodoviário pela BR 381, seus limites são Contagem, Ibirité, Juatuba, Mário Campos, Sarzedo, Igarapé, São Joaquim de Bicas e Esmeraldas, o aniversário da Cidade é dia 17 de Dezembro, e o gentílico é Betinense.

Capela Nova do Betim, esta foi a primeira designação do local que teve sua origem no século XVIII e, hoje, é uma das mais importantes cidades da grande Belo Horizonte. Seguiu a trajetória de muitas localidades mineiras que dedicaram grande parte da sua história a atividades agropastoris e, no início do século XX, tiveram seus núcleos urbanos desenvolvidos devido a chegada do trem de ferro e da luz elétrica.

Em 1910 foi construída a estação ferroviária Capela Nova e em 1914 a luz elétrica iluminava o distrito através da construção da Usina Hidroelétrica Dr. Gravatá. O distrito foi tomando um novo impulso com o surgimento de estabelecimentos como curtume, serraria, matadouro e alambiques.

Em 1901, o local se tornou distrito de Santa Quitéria, hoje município de Esmeraldas. A emancipação só aconteceu em 1939 e nome escolhido para o novo município foi Betim.

O grande salto econômico aconteceu na década de 60, com a instalação da Refinaria Gabriel Passos. Com a chegada da Fiat Automóveis, em 1976, tornou-se nacionalmente conhecida. A partir daí, tornou-se um pólo industrial com as industrias satélites da Fiat e outras que acabaram sendo atraídas.

.

Prefeitura

Wikipédia

Ferrovia

IMPHIC

.

.

[mappress mapid=”21″]

.

.

 

Share on FacebookPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Tweet about this on Twitter
Scroll Up