Água Boa é um município brasileiro do estado de Minas Gerais, localiza-se a uma latitude 17º59’48.93″ sul e a uma longitude 42º23’26.10″ oeste, estando a uma altitude de 415 metros em relação ao nível do mar.

A sede do município é cortada pelo rio Água Boa, em cujo vale a cidade se desenvolveu, nas margens do rio fica o centro da cidade, chamado pela população de “a Praça”, as demais ruas dão nomes ao que pode-se identificar como pré-bairros, que são o Curumim, o Bom Jesus, a 13 de Maio, a Divinéia, a Lagoinha e a Santa Clara. Nos dois morros ladeando a cidade cresceram os bairros chamados Maracangalha e Vila dos Operários.

A construção mais tradicional de Água Boa é a Igreja da Matriz, com sua alta torre se destacando na paisagem, no município não há nenhuma indústria ou empresa que seja relevante para sua economia. As principais fontes de renda do município são o comércio, a criação de gado leiteiro e a plantação de café. Por ter um relevo formado basicamente por elevações montanhosas, não há vales que permitam a cultura de grãos em larga escala, e o café existente é plantado nas montanhas, em curvas de nível.

Reza a tradição que o nome “Água Boa” vem da época em que os desbravadores, bandeirantes e tropeiros circulavam pela região, transportando mantimentos e produtos, no lombo de mulas de carga, para colonizar e abastecer o interior de Minas Gerais.

Alguma das diversas nascentes, rios e córregos do local onde hoje está a cidade se tornou ponto de referência, parada e descanso dos colonizadores, que se referiam ao lugar como sendo “naquela nascente de água boa”, ou seja, cuja água não era salobra ou barrenta, permitindo aos homens e animais beberem e servindo também para encher os cantis, e com o uso o termo passou a ser resumido em “parada da Água Boa”, que veio a originar o nome da cidade.

Prefeitura

Wikipédia

Link

.

[googleMap name=”Água Boa” description=”cidade do estado de Minas Gerais” width=”560″ height=”500″ directions_to=”false”]Água Boa, minas gerais, brasil[/googleMap]

Scroll Up