Acaiaca é um município brasileiro do estado de Minas Gerais, sua população estimada é de 5.000 habitantes, está localizado na microrregião 188, na Mata de Ponte Nova, e seu território faz limites com Mariana, Ponte Nova, Barra Longa, Guaraciaba e Diogo de Vasconcelos.

Etimologia: madeira de lei, cedro brasileiro ou sinônimo de Aruaque tribo que habita a margem direita do Rio Içana, no Amazonas.

A pecuária de leite e a sua principal fonte de recursos, as pastagens ocupam quase todo o território, cidade situada na Zona da Mata mineira, e é conhecida como a princesinha da Zona da Mata por ser a mais bela e limpa cidade dessa região.

O município tem sua origem nos primórdios da capitania, a capela (filial da matriz de Furquim) erigida e dedicada a São Gonçalo no ano de 1727.

A 15 de abril de 1844 foi criado o povoado denominado de Ubá e dois anos depois suprimido e anexado ao de Furquim, mas logo em seguida esta junção foi anulada.

Em 3 de abril de 1847, permanece como distrito de paz, como estava subordinado a Furquim era denominado às vezes como Ubá de Furquim, e no dia 24 de dezembro de 1874 foi elevado à categoria de freguesia com a denominação de São Gonçalo de Ubá.

No dia 7 de setembro de 1923, passou a ser denominada como Acaiaca, em 15 de abril de 1941 foi instituída a paróquia, e no dia 30 de dezembro de 1962 foi criado o município, desmembrado do município de Mariana.

Prefeitura

Wikipédia

Link

Ferrovia

.

[googleMap name=”Acaiaca” description=”cidade do estado de Minas Gerais” width=”560″ height=”500″ directions_to=”false”]Acaiaca, minas gerais, brasil[/googleMap]

Scroll Up