Por volta de 1919, alguns colonos de Guaporé, Rio Grande do Sul, partiram de sua terra natal em busca de novas acomodações, depois de muita procura, encontraram estas terras onde residimos hoje. As primeiras famílias que aqui chegaram foram os Bortoli, Zanchett, Mocelin, Mecabô  e Demeneck ,todos descendentes de Italianos, estes que depois de uma longa viagem enfrentando muitas dificuldades, chegaram até as margens do Rio Canoas onde avistaram terras férteis cobertas de pinheiros. Adquirindo estas terras deram-lhe o  nome de Vargem, por serem planas com predominância de Várzeas. Com o passar do tempo, cresceu o número de habitantes e novas casas foram construídas. O nome  da comunidade de Vargem foi então substituído por Vila Nova.

Em 02 de março de 1934, através do Decreto nº 534, Vila Nova foi elevada a categoria de Distrito, mudando seu nome para Abdon Batista. O nome foi uma homenagem a Abdon Batista, que nasceu no estado da Bahia e tornou-se mais tarde Deputado Estadual, Deputado Federal, Senador do Estado de Santa Catarina,Vice-presidente da Província de Santa Catarina, ocupando interinamente a governança da Província e também Prefeito de Joinville- SC, onde faleceu em 15/03/1922.

Aos poucos o progresso abria novos horizontes, o distrito evoluía, tanto no aspecto populacional, quanto no aspecto administrativo.

O município é banhado pela bacia do Rio Canoas, tendo como principais afluentes o Lajeado Demeneck, Arroio da Raia, Arroio Bonito, Daniel e Vargem. O Rio Canoas nasce em Urubici e desemboca no Rio Uruguai, com 24.992 km de curso.


Wikipedia

Prefeitura Municipal

Link

[googleMap name=”Abdon Batista” description=”Cidade do estado de Santa Catarina” width=”560″ height=”500″ directions_to=”false”]Abdon Batista, Santa Catarina, Brasil[/googleMap]

Share on FacebookPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Tweet about this on Twitter
Scroll Up