Balneário Camboriú é um município brasileiro do estado de Santa Catarina, esta no litoral norte do estado, Mesorregião Vale do Itajaí, Microrregião Itajaí, os municípios limítrofes são Camboriú, Itajaí, Itapema, a distância até a capital é de 80 km, e o acesso rodoviário se faz pela BR-101 e BR- 470.

Faz parte da Região Metropolitana da Foz do Rio Itajaí, sua população estimada é de 108.000 habitantes, sendo o décimo primeiro município mais populoso do estado, sua área é de 46,489 km², e o aniversário da cidade é dia 20 de Julho.

O povoamento da região teve início em 1758, quando algumas famílias procedentes de Porto Belo se estabeleceram no local denominado Nossa Senhora do Bonsucesso, mais tarde, denominado Barra. Atraídas pela fertilidade do solo e pelo clima, vieram outras famílias de origem alemã, procedentes do vale do Itajaí e Blumenau.

Em 1836, chegou ao local Tomás Francisco Garcia com sua família e alguns escravos. Daí a antiga denominação de Garcia, pela qual o lugarejo era conhecido.

Em 1848 passou a ser distrito da cidade de Itajaí, chamado de Baírro da Barra com a construção da Igreja de Nossa Senhora do Bom Sucesso. Em 1884 foi desmembrado de Itajaí originando a cidade de Camboriú.

Em 1930, pela situação geográfica privilegiada, iniciou-se fase de ocupação da região preferida pelos banhistas, e, dois anos depois, foi construído o primeiro hotel, na confluência das avenidas central e atlântica.

Em 1964, o distrito obteve autonomia, passando a município com o topônimo de Balneário de Camboriú, alterado, em 1979, para Balneário Camboriú.

.

Prefeitura

Secretaria de Turismo

Wikipédia

.

.

[mappress mapid=”23″]

.

 

Share on FacebookPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Tweet about this on Twitter
Related Articles
Scroll Up