Os habitantes da região de Florianópolis na época da chegada dos exploradores europeus eram os índios carijós, de origem tupi-guarani. Praticavam a agricultura, mas tinham na pesca e coleta de moluscos as atividades básicas para sua subsistência. Porém, outras populações mais antigas habitaram a ilha em tempos mais remotos. Existem indícios de presença do chamado Homem deSambaqui em sítios arqueológicos cujos registros mais antigos datam de 4800 a.C.. A Ilha de Santa Catarina possui numerosas inscrições rupestres e algumas oficinas líticas, notadamente em várias de suas praias.

Florianópolis é a capital do estado de Santa Catarina e uma das três ilhas-capitais do Brasil. Destaca-se por ser a capital brasileira com o melhor índice de desenvolvimento humano (IDH), da ordem de 0,875, segundo relatório divulgado pela ONU em2000. Esse índice também a torna a quarta cidade brasileira com a melhor qualidade de vida, atrás apenas das cidades de São Caetano do Sul e Águas de São Pedro, no estado de São Paulo e Niterói (RJ).

Localiza-se no centro-leste do estado de Santa Catarina e é banhada pelo Oceano Atlântico. Grande parte de Florianópolis (97,23%) está situada na Ilha de Santa Catarina, possuindo cerca de 100 praias, consideradas também as continentais.

Entre cantos e recantos há um outro encanto em Florianópolis, suas pequenas ilhas. Situadas em locais de difícil acesso, e com características bem distintas, algumas ilhas destacam-se pelas suas riquezas naturais. Outras, por preservarem um pouco da história de Florianópolis, como é o caso da ilha de Anhatomirim, que abriga há 258 anos o Forte de Santa Cruz.

wikipedia

Prefeitura municipal
.


.

[googleMap name=”Florianópolis ” description=”Capital do Estado de Santa Catarina” width=”560″ height=”500″ directions_to=”false”]Florianópolis, Santa Catarina, Brasil[/googleMap]

Scroll Up