Abaeté é um município brasileiro do estado de Minas Gerais, sua população estimada é de 25.000 habitantes, localizada próxima à Represa de Três Marias, no Planalto Sertanejo, às margens do Ribeirão Marmelada, com a Serra do Tigre se levantando no extremo Oeste, está a cidade já centenária, numa altitude de 700 metros, com ruas e praças ajardinadas, e distante 220 quilômetros de Belo Horizonte, pela BR-040, via Pompéu-Martinho Campos.

O município com 1783 quilômetros quadrados de área, já viveu a época da mineração de diamantes, hoje é importante pólo de produção leiteira. Cidade muito conhecida pela sua população carismática e pelo seu Carnaval, que nos últimos tempos tem sido considerado o melhor da região e um dos melhores de Minas Gerais.

Abaeté, palavra de origem etmológica tupi, significa homem forte, homem bravo, e era a denominação pela qual eram conhecidos os indígenas da grande nação tupi, que viviam na região do vale do São Francisco.

Sua origem está ligada à existência de diamantes na região, o que atraiu muitos colonizadores em busca de sesmarias, data de 1738, o registro da primeira propriedade de José de Faria Pereira, e logo em seguida, outras sesmarias foram concedidas e muitas pessoas se deslocaram para a região.

Em 1845, foi erguida uma capela dedicada a Nossa Senhora do Patrocínio, mediante doações feitas por um grupo de fiéis ricos. Ao redor da capela, desenvolveu-se o povoado denominado Marmelada, e as atividades comerciais da região eram incentivadas pela ação dos tropeiros.

Em 1847, o povoado passa a distrito, com o nome de Arraial Novo da Marmelada, em 1864 foi criada a freguesia denominada Nossa Senhora do Patrocínio do Marmelada, já em 1870 foi elevada a vila passando a chamar-se Dores do Marmelada, e no ano de 1877, passa a cidade recebendo o nome de Abaeté.

Prefeitura

Wikipédia

Link

.

[googleMap name=”Abaeté” description=”cidade do estado de Minas Gerais” width=”560″ height=”500″ directions_to=”false”]Abaeté, minas gerais, brasil[/googleMap]

Share on FacebookPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Tweet about this on Twitter

One thought to “Abaeté.”

Comments are closed.

Scroll Up