Abadia dos Dourados é um município brasileiro do estado de Minas Gerais, tem como municípios limítrofes Coromandel, Douradoquara e Monte Carmelo, a distância até a capital é de 502 km, tem área de 895 km², altitude 741m, clima tropical, e sua população estimada é de 6.805 habitantes.

Sua fundação esta intimamente ligada ao movimento de garimpeiros que ali chegaram por volta do século XIX com as notícias de jazidas de diamantes às margens do rio Dourado e da fertilidade das terras, juntamente vieram lavradores e outros que se fixaram no local. Construíram casas em número crescente, enquanto as duas atividades básicas (garimpo e agricultura) impulsionavam o desenvolvimento do povoado.

A primeira capela a ser erguida no local foi dedicada a Nossa Senhora da Abadia, que em virtude dos milagres a ela atribuídos, em Vila da Romaria, o povo a proclamou padroeira da nova localidade.

Em 1862, eleva-se à categoria de distrito com o nome de Nossa Senhora d’Abadia, tendo como primeiro pároco o Padre Manoel Luis Mendes. Mesmo com a evolução rápida do local, ainda hoje se sustenta nas mesmas bases de sua origem.

O primeiro topônimo foi Arraial do Garimpo, e após a construção da capela de Nossa Senhora da Abadia e a proximidade do Rio Dourados, provocaram sua mudança para Abadia dos Dourados.

Segundo antigos moradores, os terrenos que constituíram o patrimônio da Paróquia, criada em 1886, foram doados pelas famílias Arrudas e Esteves dos Santos. Nessa época, o nome do distrito já tinha sido mudado para Abadia dos Dourados, e já em 1949 era município, desmembrado de Coromandel.

A lagoa da represa de Emborcação, formada pelas águas represadas do rio Paranaíba, é um dos importantes locais de atração turística.

Prefeitura

Wikipédia

Link

.

[googleMap name=”Abadia dos Dourados” description=”cidade do estado de Minas Gerais” width=”560″ height=”500″ directions_to=”false”]Abadia dos Dourados., minas gerais, brasil[/googleMap]

.

Share on FacebookPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Tweet about this on Twitter
Scroll Up