Xapuri é um município que fica localizado no sudeste do Acre, situa-se na microrregião de Brasiléia, mesorregião do Vale do Acre. É conhecida nacionalmente por seu filho mais ilustre, o seringueiro e líder sindical Chico Mendes, que viveu toda a sua vida na cidade.

Xapuri é um município que fica localizado no sudeste do Acre.

A cidade que está na desembocadura do Rio que lhe deu nome, com o Rio Acre, sempre teve destaque na história do Acre e da Amazônia. Durante os períodos conhecidos como “ciclos da borracha”, era a principal referência (em termos sociais e culturais) do Acre em outras regiões do país.

O povoado surgiu em um local estratégico na confluência do rio Xapuri com o rio Acre, a localidade tornou-se um dos principais entrepostos comerciais do Acre no Ciclo da Borracha.

Durante o período da Revolução Acreana, Xapuri foi ocupada por autoridades bolivianas que passaram a chamá-la de Mariscal Sucre. Em 6 de agosto de 1903, as tropas do Coronel Plácido de Castro tomaram o povoado marcando o início da última vitoriosa etapa da Revolução Acreana, que culminou com a Anexação do Acre ao Brasil.

Em 1904, Xapuri transformou-se em vila e foi oficializada como município no dia 23 de outubro de 1912. Seu nome deriva da tribo indígena dos “Xapurys”. No inicio do século, passando a município, se destacou na produção de castanha e borracha.

Além de Chico Mendes, a cidade também tem como filhos ilustres o jornalista Armando Nogueira, responsável pela implantação do telejornalismo da Rede Globo, da qual foi diretor de jornalismo de 1974 até 1990; Adib Jatene, médico, professor, político e cientista brasileiro, já foi 3 vezes Ministro da Saúde e é o fundador do Instituto do Coração; Jarbas Passarinho, ex-governador do Pará e ex-ministro durante a ditadura militar no Brasil (1964-1985).

.

Prefeitura

Wikipédia

.

Xapuri é um município que fica localizado no sudeste do Acre.

Xapuri é um município que fica localizado no sudeste do Acre.

Share on FacebookPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Tweet about this on Twitter
Scroll Up