Senador Guiomard é um município brasileiro localizado no sudeste do estado do Acre, está distante 24 km de Rio Branco, a capital do estado, a população do município é de 20 000 habitantes e sua área é de 2 047 km², limita ao norte com o Amazonas, ao sul e a oeste com o município de Rio Branco, a leste com o município de Plácido de Castro e a nordeste com o município de Acrelândia.

Senador Guiomard é um município brasileiro localizado no sudeste do estado do Acre

Município situado na divisa com o Estado do Amazonas, Senador Guiomard atrai grande fluxo de visitantes, em feriados e fins de semana, pelas chácaras, sítios, clube de campo e por seus restaurantes. Seu nome homenageia o autor do Projeto de Lei que elevou o Acre à categoria de Estado, senador José Guiomard dos Santos. Sua padroeira é Nossa Senhora das Graças.

Senador Guiomard inicia sua história em 1930, quando da formação da colocação Quinarizinho, momento forte ainda do extrativismo. Foram 32 famílias oriundas do Nordeste do país que iniciaram o povoamento daquela região, tendo sido aberta a estrada até Rio Branco em 1947.

Foi elevado à categoria de vila em 1956, tendo seu primeiro subprefeito nomeado em 1957, passando então a se chamar Vila Grande Quinari. Seu nome, segundo os moradores mais antigos, está associado à uma árvore denominada Quinaquina, que havia em abundância no município e de cujas raízes se faz chá para curar febres e várias doenças.

Em 1976, através da lei estadual n° 588, de 14 de maio, passa à categoria de município e tem seu nome alterado para Senador Guiomard. A partir de 1980, começa a se construir toda a infra-estrutura necessária para atender as principais necessidades da população, como escolas, hospital e a instalação de agências bancárias.

A eleição do primeiro prefeito se deu em 1984, pelo voto direto, sendo eleito o sargento João Rodrigues da Silva, que foi também o primeiro delegado do município.

.

Prefeitura

Wikipédia

.

Senador Guiomard é um município brasileiro localizado no sudeste do estado do Acre

Share on FacebookPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Tweet about this on Twitter
Scroll Up