Pirassununga é um município brasileiro do estado de São Paulo, localiza-se a uma latitude 21º59’46” Sul e a uma longitude 47º25’33” Oeste, estando a uma altitude de 627 metros, sua população estimada é de 71.000 habitantes, e possui uma área de 727 km².

Os limites são Porto Ferreira, Descalvado, Santa Cruz das Palmeiras, Analândia, Mogi Guaçu, Aguaí, Leme e Santa Cruz da Conceição, e o acesso rodoviário pela SP-330 (Rodovia Anhanguera) / SP-348 (Rodovia dos Bandeirantes).

Distante da Capital está a 191 km em linha reta e 207 km pela SP-330, o significado do nome é de origem Tupi-Guarani, significando lugar onde o peixe faz barulho, ou peixe roncador, o aniversário da Cidade é dia 06 de Agosto , e o gentílico é pirassununguense.

Os primeiros moradores brancos chegaram à região a partir de 1809, a começar por Christóvam Pereira de Godoy e sua mulher, Anna Maria da Conceição, que fundaram a primeira propriedade rural no município, a Fazenda Santa Cruz.

Quando o então Bairro do Senhor Bom Jesus dos Aflitos foi oficialmente fundado, em 6 de agosto de 1823, com a celebração da primeira missa pelo padre Felippe Antonio Barreto, o nome de Pirassununga, que era designação atual de Cachoeira de Emas, foi aposto ao nome do novo local, que passou a se chamar Bairro do Senhor Bom Jesus dos Aflitos de Pirassununga.

Historicamente, comemora-se a fundação de Pirassununga em 6 de agosto de 1823, no dia 21 de novembro de 1828, a capela do Senhor Bom Jesus dos Aflitos de Pirassununga foi elevada a capela curada.

Com o desenvolvimento, foi elevada a freguesia em 4 de março de 1842, com a mesma denominação da capela, em terras do município de Moji Mirim, sendo transferida para o município de Limeira no dia 8 de março daquele mesmo ano.

A vila de Pirassununga foi criada em 22 de abril de 1865, recebendo os foros de cidade em 31 de março de 1879.

.

Prefeitura

Wikipédia

Ferrovia

.

.


Share on FacebookPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Tweet about this on Twitter
Scroll Up