Maribondo.

maribondo01

Maribondo é um município brasileiro do estado de Alagoas, sua população estimada é de 14.000 habitantes, localizado na Microrregião de Palmeira do Índios e Mesorregião do Agreste Alagoano, limites com Tanque Darca, Anadia,Boca de Mata, Atalaia, Pindoba e Mar Vermelho.

Esta distante 63 km da Capital, o aniversário da Cidade é no dia 24 de Agosto, o Gentílico é maribondense, e o Significado do Nome é porque em meio à vegetação formou-se uma grande casa de maribondos, passando o lugar a se chamar Poço da Casa de Maribondos.

Conta a história do município que um pequeno sítio chamado Poço da Caatinga foi implantado em 1905 a 18 km de Anadia e tinha esse nome por possuir um poço de água cristalina localizado entre ingazeiros e canafístulas. Em meio a tantas fazendas, a de José Sapucaia de Araújo foi a que mais se desenvolveu, com a instalação, em 1910, do primeiro vapor de algodão. Em 1913 chegou à região a família Azevedo e, logo depois, José Xavier de Azevedo instalou a primeira feira, destruída, sem explicação, pela guarda municipal de Anadia.
A história da cidade, porém, reconhece como seu fundador João Antonio dos Santos, que em 1919 comprou uma grande fazenda, construindo nela uma casa e a primeira mercearia do município, abrindo também uma pequena loja de tecidos.
Em 1930, com apenas 45 moradores, Maribondo servia de parada para repouso dos viajantes que vinham para a Capital ou iam para o Interior. Em 1947, foi implantada uma nova feira. O governador Silvestre Péricles, em 1948, criou a Escola Rural. Em 1950, a primeira igreja. A BR-316 também deu importante impulso ao desenvolvimento do município, levando um grupo a trabalhar pela autonomia. Em 1962, o distrito foi emancipado de Anadia.

.

Wikipédia

.

[mappress mapid=”12″]

.

maribondo02

maribondo03.

Share on FacebookPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Tweet about this on Twitter