Marechal Deodoro.

marechal01

Marechal Deodoro é um município brasileiro do estado de Alagoas, sua população em é de aproximadamente 46.000 habitantes, o município faz parte da Região Metropolitana de Maceió, e os vilarejos que compõem Marechal Deodoro são Barra Nova, Massagueira, Praia do Francês e Ilha de Santa Rita.

O significado do nome foi o local de nascimento do Marechal Deodoro da Fonseca, primeiro presidente do Brasil, o aniversário da Cidade é no dia 08 de Março, e o gentílico é deodorense.

Localização á sudoeste de Maceió, nas margens da lagoa Manguaba, tem limites com Pilar, São Miguel dos Campos, Satuba, Santa Luzia do Norte, Barra de São Miguel, Coqueiro Seco e Oceano Atlântico, e a distância da capital é de 28 Km.

Os primeiros relatos de povoação em Marechal Deodoro datam de 1522, com a expedição de Cristóvão Jackes enviada por D. João III e, posteriormente, em 1535, com a expedição de Duarte Coelho. Contudo, somente em 1591 é que foi registrada a primeira doação da sesmaria.

Foi fundada em 1611 com o nome de povoado de Vila Madalena de Sumaúna. Servia para proteger o pau-brasil do contrabando e da ação de piratas e outros. O município foi criado em 1636, sendo a vila designada por Santa Maria Madalena da Lagoa do Sul.

Em 1817 passou a capital da capitania de Alagoas, criada nesse ano, sendo o nome da vila alterado para Alagoas. Em 1823 foi elevada a cidade.
A capital da província de Alagoas passou para Maceió em 1839. Cem anos depois, em 1939 o nome da cidade foi mudado para o atual, em homenagem ao marechal Deodoro da Fonseca, alagoano que foi o primeiro presidente do Brasil nascido na cidade em 5 de Agosto de 1827.

Em 16 de setembro de 2006, dia da emancipação política de Alagoas, foi considerada pelo Ministério da Cultura como Patrimônio Histórico Nacional, em virtude do seu passado e de ter sido berço do Marechal Deodoro da Fonseca, proclamador da República Brasileira.

.

 

Site Prefeitura

 

Wikipédia

 

.

.

marechal02

.

[mappress mapid=”11″]

.

marechal03

.

Share on FacebookPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Tweet about this on Twitter