Coruripe é um município brasileiro do estado de Alagoas, sua população estimada é de 44 500 habitantes, vive principalmente do cultivo da cana-de-açúcar, coleta de coco, e da pesca, tendo ainda outras formas de subsistência como a cultura de maracujá, o artesanato, e o comércio.

O rio Coruripe, chamado Cururugi pelos Caetés, originou o nome do município, habitada toda a sua costa marítima e margem do rio pelos Caetés, a tribo mais selvagem das quais viveram no Brasil, tendo seu nome lembrado na história, pois dizem ter sido aí devorado pelos índios, o primeiro bispo do Brasil. Em viagem para Portugal, seguia Dom Pêro Fernandes Sardinha com tripulação acima de 100 pessoas, levando 2 cônegos da Santa Sé, o procurador da fazenda d’El-Rei da Bahia, senhoras, crianças, quando em 18 de junho naufragou o navio nos baixios de Dom Rodrigo. Guiados por indígenas, pensavam os náufragos dirigirem-se a Pernambuco, quando, no porto do Francês, foram atacados por grande número de selvagens antropófagos que mataram a todos, devorando-os em seguida. Após o extermínio dos Caetés pelos portugueses, como represália ao trucidamento do 1º bispo do Brasil, começou aí um ativo comércio de madeira, principalmente pau-brasil.

Nascida a povoação de Coruripe em conseqüência da elevação de uma capela, localizada num vale muito próspero, começou a ter desenvolvimento maior do que o da vila de Poxim, a que estava subordinada. Coruripe começou a se desenvolver e prosperar no meado do século XIX por diante.

A vila de Coruripe foi criada pela Lei nº. 484, de 23 julho de 1866, para o qual passou a sede do município, com a denominação de Coruripe. Foi desmembrado do seu município apenas o povoado de Poxim, porém, em 1891, foi novamente anexado a Coruripe, pela resolução nº. 393, de 31 de maio de 1904 e partilhado, também, entre os município de São Miguel dos Campos e Junqueiro.

Elevado a categoria de Cidade em 1892. Boa parte do ano Coruripe vira festa: do Bom Jesus dos Navegantes e de São Sebastião (janeiro), Festival do Côco (fevereiro), São José do Poxim (19 de março), Emancipação Política (16 de maio), São Roque (16 de agosto) e da padroeira Nossa Senhora da Conceição (08 de dezembro).

.

Prefeitura

Wikipédia

.

#Coruripe é um #município #brasileiro do estado de #Alagoas.

Scroll Up