Corumbá é um município brasileiro da região Centro-Oeste, localizado no estado de Mato Grosso do Sul, esta situada na margem esquerda do rio Paraguai e também na fronteira entre o Brasil, o Paraguai e a Bolívia.

A cidade é considerada o primeiro pólo de desenvolvimento da região, e por abrigar 60% do território pantaneiro, recebeu o apelido Capital do Pantanal, além de ser a principal e mais importante zona urbana da região alagada. Também é o maior município em extensão territorial do estado e o mais populoso centro urbano fronteiriço de todo o Norte e Centro-Oeste do Brasil.

Com o nome de origem tupi-guarani curupah, que significa “lugar distante”, registra que a ocupação da região teve início quando a expectativa de encontrar ouro fez com que a área pertencente ao município fosse explorada pelos portugueses, que começaram a chegar ao local em 1524.

Fundado em 1778, para impedir os avanços dos espanhóis pela fronteira brasileira em busca do precioso mineral, o Arraial de Nossa Senhora da Conceição de Albuquerque, primeira denominação do vilarejo, transformou-se no principal entreposto comercial da região, quando foi liberada a passagem, pelo Rio Paraguai, de barcos do Brasil e do Paraguai, e pela importância comercial que passou a ter em 1838 foi elevado a Distrito, e em 1850 à Município.

Prefeitura

Wikipédia

Link

[googleMap name=”Corumbá” description=”Cidade do estado do Mato Grosso do Sul” width=”560″ height=”500″ directions_to=”false”]Corumbá, mato grosso do sul[/googleMap]

Related Articles
Scroll Up