Miranda é um município brasileiro do estado de Mato Grosso do Sul, localiza-se a uma latitude 20º14’26” sul e a uma longitude 56º22’42” oeste, estando a uma altitude de 125 metros, e possui uma área de 5494,58 km².

.

Na região de Miranda predomina o clima tropical, onde o período da seca dura de três meses a quatro meses, com precipitações que variam entre 1200 e 1700 mm anuais, ss temperaturas médias ficam entre 20 e 24°C, e variam conforme as estações do ano, podendo atingir a mínima de 10°C e a máxima de 35°C no verão em média.

Pela localização do município e características do grupo étnico, pode-se supor que foram os Terena os primeiros habitantes da região, ainda em Miranda existem aldeias de índios Terena e a maior delas é a Aldeia Cachoeirinha que foi subdividida em Babaçu, Argola, Lagoinha, Cachoeirinha sede e Morrinho. Existem ainda as aldeias de Moreira, Passarinho e Lalima, confirmando que a segunda maior população indígena do Estado está concentrada em Miranda.

Fundada em 1778 a partir da construção do Presídio Nossa Senhora do Carmo do Rio Mondego, reduto construído pelo governador-general Caetano Pinto de Miranda a mando do Capitão das Conquistas João Lemes do Prado e seu objetivo era defender a região contra possíveis ataques de bandoleiros.

Seu nome inicial era Mondego, já em 1835 o local passou a se chamar Nossa Senhora do Carmo de Miranda e sua comarca abrangeu todo o Planalto do Amambai.

Em 30 de maio de 1.857, por Lei Provincial, o lugar foi elevado a condição de Vila de Miranda, por força do trabalho de Francisco Rodrigues do Prado, irmão do fundador do presídio. Visando a proteção da vila, o governo imperial determinou, anos depois, a fundação da colônia Militar de Miranda. A comarca foi instalada em 07 de Maio de 1.878, após a Guerra do Paraguai, ficando incorporada a Corumbá.

Em 31 de dezembro de 1.912, com a chegada da ferrovia, a vila passou por um novo surto de desenvolvimento. Nessa mesma data, foram também inauguradas, as estações ferroviárias rurais de Bodoquena, Guaicurus e Salobra.

Prefeitura

Wikipédia

Scroll Up