Chapada dos Guimarães é um município brasileiro do estado de Mato Grosso, localiza-se a uma latitude 15º27’38” sul e a uma longitude 55º44’59” oeste, estando a uma altitude de 811 metros, sua população estimada é de 19.000 habitantes, possui uma área de 6249,44 km², e é o segundo município mais alto de Mato Grosso.

Já foi considerado o maior município do mundo, devido ao seu território anterior com cerca de 269 mil km², o município de Chapada dos Guimarães deu origem a municípios como Alta Floresta, Colíder, Sinop, Nova Brasilândia, Paranatinga e outros.

A cidade possui vários pontos turísticos como, por exemplo, o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, com cachoeiras, cavernas, lagoas e trilhas em meio a natureza típica de cerrado, vegetação predominante na cidade.

Chapada dos Guimarães é considerada uma cidade turística: 46 Sítios Arqueológicos; 02 Sítios Paleontológicos; 59 Nascentes; 487 Cachoeiras; 3.300 km² de Parque Nacional; 2.518 km² de Área de Proteção Ambiental; 02 Reservas Estaduais; 02 Parques Municipais; 02 Estradas Parque; 157 km de Paredões; 42 Imóveis Tombados pelo Iphan; 38 Espécies Endêmicas. Além de todas estas opções, o município conta com o turismo nos dias mais frio do ano, quando a temperatura pode diferir-se até 5°C para menos, da próxima capital Cuiabá.

O artesanato local é uma das referências na cidade, com vários artesões locais que chegaram ou nasceram na cidade e, que ali, foram crescendo e vivendo do artesanato, que é exposto em praça pública de terça-feira a domingo para os habitantes e turistas.

Prefeitura

Wikipédia

Link

Link

Link

[googleMap name=”Chapada dos Guimarães” description=”Cidade do estado do Mato Grosso” width=”560″ height=”500″ directions_to=”false”]Chapada dos Guimarães, mato grosso, brasil[/googleMap]

Scroll Up