Pontal do Araguaia é um município brasileiro do estado de Mato Grosso, localiza-se a uma latitude 15º50’43” sul e a uma longitude 52º00’33” oeste, estando a uma altitude de 370 metros, sua população estimada é de 6.000 habitantes, e possui uma área de 2764,71 km².

Os pioneiros do lugar foram famílias vindas de Goiás, Minas Gerais e do Nordeste brasileiro, por um bom tempo toda esta região sofreu influências políticas de Goiás, que anexou vasto espaço territorial de Mato Grosso, ainda no início do século XX. Mais tarde, por decisão do Superior Tribunal Federal, o Estado de Mato Grosso foi declarado detentor do território da margem esquerda do rio Araguaia, onde está situado o Município de Pontal do Araguaia.

As origens de Pontal do Araguaia remontam à abertura de fazendas no século passado, seguida de atividades garimpeiras, pois a propaganda do diamante atraiu muita gente à região, principalmente goianos, mineiros e baianos, assim proliferavam os garimpos.

A igreja católica foi a primeira instituição a contribuir socialmente com o antigo distrito de Pontal do Araguaia, percebe-se que seus povoadores tinham a preocupação em preservar sua identidade cultural, resistindo à nova leva de migrantes que chegaram ao município, notadamente sulistas.

A Lei Estadual nº 5.097, de 20 de Dezembro de 1991, criou o município de Pontal do Araguaia, o significado do nome vem da forma geográfica do município, como uma ponta, situando-se entre os rios Garças e Araguaia.

Prefeitura

Wikipédia

Link

[googleMap name=”Pontal do Araguaia” description=”Cidade do estado de Mato grosso” width=”560″ height=”500″ directions_to=”false”]Pontal do Araguaia, mato grosso, brasil[/googleMap]

Share on FacebookPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Tweet about this on Twitter
Scroll Up