Botucatu é um município brasileiro do estado de São Paulo, localiza-se a 22º53’09” de latitude sul, 48º26’42” de longitude oeste, a 804 metros de altitude, distante 235 km da capital São Paulo, e à qual se interliga pelas rodovias Marechal Rondon e Castelo Branco.

Sua população estimada é de 132.000 habitantes, sua área é de 1.486,4 km2, e faz limites com os municípios de Anhembi, Bofete, Pardinho, Itatinga, Avaré, Pratânia, São Manuel, Dois Córregos e Santa Maria da Serra.

O aniversário de Botucatu é comemorado em 14 de abril, o nome do município vem de “Ybytu katu”, que em tupi significa “bons ares”, e o gentílico é  botucatuense.

Os mistérios e lendas que ainda envolvem Botucatu datam do período pré-cabralino, quando teria sido ponto de passagem no caminho para o Peabiru trilha lendária que ligava o litoral atlântico às terras peruanas.

O povoamento, de fato, teve início entre o Ribeirão Lavapés e a Praça Coronel Moura, onde se concentrava parte da tribo dos índios Caiouás.

Os primeiros sinais do crescimento vieram em 1830, quando fazendeiros decidiram povoar as terras ainda desabitadas, e em 23 de dezembro de 1843 acontece a doação de terras para a criação do Patrimônio da Freguesia de Sant’Anna de Botucatu, pelo Capitão José Gomes Pinheiro Veloso, considerada a data da fundação de Botucatu.

Em 19 de fevereiro de 1846 data a criação da Freguesia do Distrito do Cimo da Serra de Botucatu.

Em 14 de abril de 1855 houve a elevação da freguesia à categoria de vila e emancipação político-administrativa.

Em 20 de abril de 1866 acontece a criação da comarca de Botucatu.

Em 16 de março de 1876 a elevação da vila à categoria de município.

.

Prefeitura

Wikipédia

Ferrovia

.

.

[mappress mapid=”36″]

.

 

Share on FacebookPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Tweet about this on Twitter
Scroll Up