Mineiros do Tietê município brasileiro no interior do estado de São Paulo, na Latitude: 22 º 17′ e Longitude: 48º 26′, com altitude média de 639m, fica na área central do estado, no Planalto Ocidental Paulista, na região conhecida popularmente como vale do médio Tietê, micro-região de Jaú, superfície 198 Km², clima tropical úmido, e limites ao norte com Jaú e Dois Córregos, leste esta Dois Córregos no sul São Manuel, e oeste Barra Bonita.

Aniversário da Cidade no dia 29 de Agosto, o gentílico é mineiros tieteense, sua população estimada é de 12.500 habitantes, acesso rodoviário pela SP-280 (Rodovia Presidente Castello Branco) / SP-209 (Rodovia Professor João Hipólito Martins) / SP-300 (Rodovia Marechal Rondon) / SP-255 (Rodovias Deputado Lázaro de Almeida Prado e Otavio Pacheco de Almeida Prado), e distante da capital 297 km.

Município que teve sua origem por volta do ano de 1840, quando muitos comboios de tropeiros saídos das cidades mineiras de Santana do Sapucaí e Alfenas e da cidade goiana de Caldas Novas passaram pela região com o objetivo de possear terras devolutas. (O mesmo pode-se dizer que aconteceu com os municípios vizinhos de Jaú, Brotas e Dois Córregos). Ao possearem essas terras, formou-se um povoado, que ficou conhecido como Bairro dos Mineiros.

Vicente Valério dos Santos, em 1875, a fim de legalizar suas terras, e obter um documento (escritura), doou quatro alqueires a Igreja Católica para constituição de um patrimônio, o que incentivou a construção de uma Capela. Essa capela e patrimônio, em 17 de janeiro de 1891 foi elevado a categoria de Distrito de Paz pertencente ao município de Dois Córregos.

Dois fatos contribuíram para o progresso do povoado, a chegada da Estrada de Ferro Rio Claro, mais tarde comprada pela Companhia Paulista de Estradas de Ferro e a vinda de outro imigrante italiano, Salvador Vinaglia, que adquirindo gleba, loteou-a em chácaras, atraindo novos habitantes.

Em 29 de agosto de 1898 pela Lei Estadual nº 581, foi elevado a categoria de município com o nome de Mineiros, elegendo administradores municipais, intendente (prefeito) e câmara de vereadores.

Em em 1944, através de plebiscito, o município teve modificado seu nome para Mineiros do Tietê, por existir uma outra cidade em Goiás com o mesmo nome e pelo fato do rio Tietê cortar as terras do município na zona rural.

.

Prefeitura

Wikipédia

Ferrovia

.

.

.

Categorias: SP

Multicipios Brasil

cool hunter

Scroll Up