Águas de Santa Bárbara é um município brasileiro, localizado no interior do estado de São Paulo, limites com Agudos, Iaras, Avaré, Cerqueira César, Manduri, Óleo e Santa Cruz do Rio Pardo, acesso rodoviário pela SP-261 / SP-280, distante da capital 287 km, altitude 544 metros, localização latitude 22º52′ Sul e longitude 49º15′ Oeste, população estimada 5.700 habitantes, e com área total de 408,471 km².

A Estância Hidromineral de Águas de Santa Bárbara foi fundada em 20 de abril de 1868, por Francisco Dias Batista e Pedro Dias Batista, como São Domingos, formada por um grupo de migrantes oriundos do sul de Minas Gerais.

As terras do antigo Distrito de São Domingos, no território de Botucatu, criado em 1858, e transferido para o Município de Lençóis em 1868, para as margens do rio Pardo, foram doadas por diversos moradores, dentre eles o Capitão Apiaí (Pedro Dias), considerado um dos fundadores de Santa Bárbara do Rio Pardo.

O novo povoado foi chamado Santa Bárbara, em função da Padroeira, cuja imagem foi trazida de Minas Gerais pelos primeiros moradores, as famílias Dias Batistas e Marques do Vale e, mais tarde, Santa Bárbara do Rio Pardo, devido à sua localização.

Foi elevada da categoria de Distrito à Município pela Lei n.º 82, de 03 de abril de 1976. Por ser Estância Hidromineral e por existirem vários rios que cortam o município (Rio Pardo, afluente Rio Novo, Rio Claro e outros) e associado à denominação anterior, pela Lei n.º 1.671, de 01 de julho de 1978, a cidade de Santa Bárbara do Rio Pardo passa a se chamar Águas de Santa Bárbara.

.

Prefeitura

Wikipédia

.

.

[mappress mapid=”65″]

Categorias: SP

Multicipios Brasil

cool hunter

Scroll Up