O nome dado ao município respeitou o critério utilizado pela Companhia Paulista de Estrada de Ferro, segundo o qual aos locais de parada deveriam ser atribuídos nomes femininos, de acordo com uma sequência alfabética.

Com uma área de 400 Km/2, a uma altitude de 443 metros está a cidade de Adamantina, localizada no traçado da Cia. Paulista de Estradas de Ferro, a 676 quilômetros da Capital do Estado de São Paulo. Ao examinarmos a verdadeira história de Adamantina, temos forçosamente, que nos reportarmos a 1937, quando a Diretoria da Cia. de Agricultura, Imigração e Colonização (C.A.I.C.) verificou que a firma canadense Boston Cattle Company Limited, com sede em Montreal, possuía uma grande gleba de terras, que seriam beneficiadas pelo futuro prolongamento da Cia. Paulista de Estradas de Ferro.

O surto cafeeiro e a chegada da ferrovia com ponto final no município proporcionaram o rápido crescimento de Adamantina e da área que se estendia até o Rio Paraná, fazendo convergir, para a região, passageiros e a produção agrícola. Em 24 de dezembro de 1948, foram criados o distrito e o município de Adamantina com território desmembrado do distrito sede de Lucélia e do distrito de Aguapeí do Alto, atual município de Flórida Paulista.

.

[googleMap name=”Adamantina” description=”Cidade do estado de São Paulo” width=”560″ height=”500″ directions_to=”false”]Adamantina, São Paulo, Brasil[/googleMap]

wikipedia

Prefeitura Municipal

Link

Link

.

Categorias: SP

Scroll Up