Santa Bárbara d’Oeste é um município brasileiro do estado de São Paulo, pertencente à Região Metropolitana de Campinas. A cidade é considerada como o berço da indústria automobilística no Brasil, uma vez que foi a responsável pela produção do primeiro automóvel do Brasil.

A fundação de Santa Bárbara d’Oeste remonta ao início do século XIX, com a abertura de uma estrada entre Campinas e Piracicaba. A partir daí, sesmarias começaram a ser vendidas, o que atraiu para a região Dona Margarida da Graça Martins, a fundadora da cidade. O município  se desenvolveu especialmente em função da agricultura, mas a partir da década de 1970 começou a deixar para trás a tradição agrícola. Parques industriais foram implantados, criaram-se distritos especialmente para essa finalidade e o desenvolvimento acentuou-se na indústria e comércio.

Com uma população que se aproxima de 200 mil habitantes, Santa Bárbara d’Oeste,  se destaca como uma das cidades médias do Estado de São Paulo que  trabalha por um crescimento sustentável e respeito e preservação de sua história , destacando-se  ao que se refere a qualidade de vida.

wikipedia

Prefeitura Municipal

Link

Estação Ferroviária

[googleMap name=”Santa Bárbara d’Oeste” description=”Cidade do estado de São Paulo” width=”560″ height=”500″ directions_to=”false”]Santa Bárbara d’Oeste, São Paulo, Brasil[/googleMap]

Categorias: SP

Scroll Up