Tutoia é um município brasileiro do estado do Maranhão, sua população estimada é de 53.000 habitantes, esta na Mesorregião Norte Maranhense, na Microrregião Lençois Maranhenses, área de 1,652 km², e é composto por praias, mangues, dunas, lagos e rios.

Os municípios limítrofes são Araióses, Paulino Neves, Água Doce do Maranhão e Santana do Maranhão, distância até a capital é de 463 km, gentílico é tutoiense, e o aniversário da Cidade é no dia 29 de Março.

Seus primitivos habitantes eram os índios Tremembés, sobre os quais Gonçalo Pereira Lobato e Souza, que governava o Maranhão quando foi criada a Vila Viçosa de Tutóia, disse serem “ os mais bem figurados, valentes e prestimosos” de toda a Capitania.

Apesar de haver alcançado considerável crescimento econômico e populacional, a ponto de ,em 1862, contar com uma população de 14.554 pessoas, incluindo outras povoações entrou em decadência e, em 1871, teve sua sede transferida para Barreirinhas.

Inconformados com essa situação, os tutoienses reagiram, conseguindo que ,em 1890,a autonomia do município fosse restaurada.

A 29 de março de 1938, pelo Decreto-Lei Nº 45, foi elevada à categoria de cidade, posição que ainda conserva. Possuindo excelentes condições portuárias, Tutóia foi, por muito tempo, escoadouro das riquezas dos municípios do Baixo Parnaíba e do Litoral Nordeste. Possuindo grande potencial pesqueiro, destaca-se também por sua produção salineira, que é quase toda exportada para o Sul do país.

.

Prefeitura

Wikipédia

.

.

[mappress mapid=”18″]

.

 

Related Articles
Scroll Up