Sorocaba é um município brasileiro localizado no interior do estado de São Paulo, uma metrópole brasileira, considerada cidade grande, é a quarta mais populosa do interior de São Paulo, com uma população estimada em 590.000 habitantes sendo, portanto, possui uma área de 456,0 km², e a microrregião de Sorocaba conta com 14 municípios, somando mais de 1,3 milhões de habitantes.

A cidade localiza-se na região sudeste do estado de São Paulo, a 92 quilômetros de distância da capital do Estado, as principais rodovias são a Castelo Branco (SP-280) e Raposo Tavares (SP-270), é atravessada pelo Rio Sorocaba, afluente da margem esquerda do Rio Tietê, o município situa-se sob o Trópico de Capricórnio, na latitude 23° 26′ 16″ , e os limites são Porto Feliz, Votorantim, Alumínio, Mairinque, Itú, Araçoiaba da Serra, Salto de Pirapora, Iperó.

Em 1599, Don Francisco de Souza, governador-geral do Brasil (entre 1591 a 1602), ainda acreditando na existência de ouro, esteve na região e levantou o pelourinho – símbolo do poder real na Nova Vila de Nossa Senhora da Ponte de Mont Serrat. Como se confirmasse a existência do metal, o governador retornou à corte.

Em 1654, o capitão Baltazar Fernandes mudou-se para a região com a família e escravaria e fundou um povoado, ao qual deu o nome de Sorocaba que na linguagem Tupi-Guarani significa “Terra Rasgada”. Como incentivo para o povoamento da região, doou grande gleba de terras aos beneditinos de Parnaíba, com a condição de que estes construíssem um convento e uma escola, que funcionaria como centro gerador de cultura. Na época, o comércio de índios era a principal fonte de renda, que a partir do século XVII foi substituída por outra atividade ligada ao comércio; as feiras de muares.

A primeira tropa passou por suas ruas no ano de 1733, conduzida pelo Coronel gaúcho Cristóvão Pereira de Abreu, um dos fundadores do Rio Grande do Sul. Sem saber, Pereira de Abreu inaugurou um ciclo, o do Tropeirismo. Sorocaba com o passar dos anos, devido a sua posição estratégica, tornou-se marco obrigatório para os Tropeiros, eixo econômico entre o Norte, o Nordeste e o Sul. A cidade, com o fluxo de tropeiros, ganhou uma Feira de Muares, onde brasileiros de todos os Estados reuniam-se para comprar e vender animais. O grande fluxo de pessoas e de dinheiro proporcionou desenvolvimento do comércio e da indústria caseira, baseado na confecção de facas, facões, redes, doces e objetos de couro para montaria.

Novos ciclos de desenvolvimento marcaram a história de Sorocaba, incrementando a partir de 1875, com a inauguração da Estrada de Ferro Sorocabana. Indústrias têxteis de origem inglesa instalaram-se na cidade e tornaram-na conhecida como a Manchester Paulista. Foi pelos trilhos da velha Sorocabana que chegou o progresso e logo o pequeno vilarejo desdobrou seu espaço, multiplicou sua população, pertenceu à comarca de Itú desde 1811 até a criação da comarca de Sorocaba em 30 de março de 1871, a Diocese foi criada em 1924, e suas atividades começaram em 1925.

O declínio da indústria têxtil fez com que a cidade buscasse novos caminhos e, a partir da década de 70, diversificou o seu parque industrial, hoje com aproximadamente 1.500 empresas, entre elas algumas principais do país.

.

Prefeitura

Wikipédia

Ferrovia

.

.

[mappress mapid=”49″]

.

.

Categorias: SP

Multicipios Brasil

cool hunter

Scroll Up