Santa Rosa do Purus é um município brasileiro que fica localizado no centro do estado do Acre, sua população é de 5800 habitantes, o município juntamente com os seus vizinhos, Manuel Urbano e Sena Madureira faz parte da Regional do Alto Purus.


Santa Rosa do Purus é um município brasileiro que fica localizado no centro do estado do Acre

É limitada ao sul com o Peru, a leste com o município de Manoel Urbano e a oeste com o município de Feijó.
A presença do estado é tão reduzida, que os habitantes deste município se queixam de viver exilados. O ponto de entrada do rio Purus no Brasil dá-se neste município.
A região é povoada por uma grande diversidade ao nível da fauna e da flora, existindo espécies em via de extinção, tais como a onça-pintada, o jacaré-açu e a ararinha-azul.
Sabe-se que perto existem tribos de ameríndios sem contacto com outras tribos nem com o homem branco.

A vila de Santa Rosa do Purus foi transformada em Município pela Lei Estadual N° 1028 de 28 de abril de 1992, promulgada pelo então Governador, Edmundo Pinto de Almeida Neto.

O seu território, de 6.049,7 Km², foi desmembrado do município de Manuel Urbano, situado às margens do rio Purus, seu limite começa no marco internacional da fronteira Brasil / Peru, localizado próximo a nascente do rio Santa Rosa do Purus, limitando-se também com os municípios de Feijó e Manuel Urbano.

As principais atividades econômicas de Santa Rosa do Purus ainda são a caça e a pesca de subsistência, não havendo, por enquanto, sinais de que estas atividades estejam a prejudicar o meio ambiente.

.

Prefeitura

Wikipédia

.

Santa Rosa do Purus é um município brasileiro que fica localizado no centro do estado do Acre

Share on FacebookPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Tweet about this on Twitter
Scroll Up