Rodrigues Alves é um município que fica localizado no oeste do Acre, sua população é de 16 500 habitantes, o gentílico é rodriguesalvense, sua área é de 3 305 km², limita ao sul com o Peru, a leste com o município de Cruzeiro do Sul e a oeste com o município de Mâncio Lima.

 

Rodrigues Alves é um município que fica localizado no oeste do Acre

Por volta de 1914 e 1916, o local passou a ser denominado Seringal Florianópolis, cujo proprietário era o coronel Francisco Carioca. Neste seringal trabalhavam 6 famílias explorando a borracha natural, pois outra atividade o proprietário não permitia.

Por volta de 1916 a 1920, o referido seringal foi vendido para o coronel Mâncio Lima e o mesmo doou uma parte do referido seringal, medindo 1.100m de frente por 10.000 m de fundos para a implantação da colônia Rodrigues Alves, fazendo parte do município de Cruzeiro do Sul.

Por volta de 1940, a colônia Rodrigues Alves contava com aproximadamente 25 famílias, que viviam da exploração da borracha e agricultura de subsistência.

Em 1960, a Petrobrás fez uma perfuração na busca de petróleo, nada foi confirmado, porém foram gerados vários empregos e a circulação de dinheiro aumentou, trazendo para a colôniamais famílias, nessa mesma época a colônia foi transformada em Vila de Cruzeiro do Sul e sendo administrada por um subprefeito.

Em 1991, através de plebiscito a vila Rodrigues Alves passou a município, tendo sido realizadas em 1992 eleições para escolha de prefeito e vereadores. O município de Rodrigues Alves, desmembrado dos municípios de Mâncio Lima e Cruzeiro do Sul, foi criado pela Lei Estadual n.º 1.032, de 28 de abril de 1992.

Teve sua origem de uma colônia de pescadores e ex-seringueiros, localizados às margens do Rio Juruá e Paraná dos Mouras, possui 78% de sua população na zona rural, cuja atividade econômica principal e a produção de farinha.

No entanto, a baixa produtividade verificada ao longo dos anos, os baixo preços dos produtos agrícolas e pescado oferecido ao mercado consumidor, aliados ao precário sistema de escoamento e armazenamento da produção, faz com que o sistema não seja capaz de assegurar o produtor em sua propriedade rural e ribeirinha, causando como conseqüência o aumento do êxodo rural.

O atendimento às comunidades ribeirinhas é feito por barco em transportes diferenciados para épocas de verão e inverno, em vistas as cheias dos rios e suas vazantes, pois os rios de nossa região na época de estiagem se apresenta com leito raso, permitindo navegabilidade apenas a barcos de pequeno calado, dificultando o transporte e a comunicação com as comunidades mais distantes. Os meios de comunicação mais utilizados são o sistema telefônico com a sede e o rádio com as comunidades adjacentes.

.

Prefeitura

Wikipédia

.

Rodrigues Alves é um município que fica localizado no oeste do Acre

Scroll Up