Porto Velho é a capital e o maior município, tanto em extensão territorial quanto em população, do Estado de Rondônia.

Com uma área de 34.068,50 km², o município é maior que os estados de Sergipe e Alagoas. Contudo, sua população é de 382.829 habitantes, sendo a 3ª maior capital da região Norte (superada apenas pelas cidades de Manaus e Belém), a 22ª capital do Brasil e a 57ª cidade mais populosa do Brasil. Localiza-se à margem direita do rio Madeira, o maior afluente da margem direita do Rio Amazonas.

Porto Velho é a capital do Estado de Rondônia.

Oficializada em 2 de outubro de 1914, Porto Velho foi criada por desbravadores por volta de 1907, durante a construção da E.F. Madeira- Mamoré. Em plena Floresta Amazônica, e inserida na maior bacia hidrográfica do globo, onde os rios ainda governam a vida dos homens, é a Capital do estado de Rondônia. Fica nas barrancas da margem direita do rio Madeira, o maior afluente da margem direita do rio Amazonas.

Desde meados do sec. XIX, nos primeiros movimentos para construir uma ferrovia que possibilitasse superar o trecho encachoeirado do rio Madeira (cerca de 380km) e dar vazão à borracha produzida na Bolívia e na região de Guajará Mirim, a localidade escolhida para construção do porto onde o caucho seria transbordado para os navios seguindo então para a Europa e os EUA, foi Santo Antônio do Madeira, província de Mato Grosso.
Estação de Ferro Madeira Mamoré (à direita). Construída de 1872 a 1912, ligando Porto Velho a Guajará Mirim.

Porto Velho é a capital do Estado de Rondônia.

A exemplo da região amazônica, Porto Velho é formado por planícies, com serras relativamente baixas. A temperatura média é elevada, acima dos 28 graus, com elevada umidade relativa do ar e chuvas abundantes. O município é coberto por floresta tropical.

Porto Velho é a capital do Estado de Rondônia.

O Rio Madeira, (principal braço direito do rio Amazonas), que banha Porto Velho, já foi grande produtor de ouro, abrigando anualmente 30 mil garimpeiros. Seu curso é dividido em três níveis: Alto Madeira; trecho das Cachoeiras e Corredeiras e o Baixo Madeira. São destacados dois lagos pela sua importância biológica: Lago do Cuniã, com 104 mil hectares, na reserva biológica de Cuniã, e Lago Belmont, no rio Madeira.

Porto Velho é a capital do Estado de Rondônia.

O município de Porto Velho conta com três reservas indígenas: com 89.098 hectares, a 95 quilômetros da capital, está localizada a reserva Karitiana, habitada por cerca de 100 índios dedicados a agricultura de subsistência (arroz, milho, farinha, etc.). Lá já foram construídas casas em alvenaria, depósitos, uma enfermaria e já tem pista de pouso. A reserva Kaxaraxi, com mais de 85 mil hectares fica na divisa com o Estado do Amazonas, com mais de 100 índios que vivem do extrativismo da castanha e da banana. A terceira reserva indígena é a dos Karipunas, com 2.200 hectares, situada no Distrito de Jacy-Paraná.

Porto Velho é a capital do Estado de Rondônia.

.

Prefeitura

Wikipédia

Estrada de Ferro

.

Related Articles
Scroll Up