Porto Franco é um município brasileiro do estado do Maranhão, sua população estimada é de 24.000 habitantes, a cidade é banhada pelo Rio Tocantins, cortada pelas rodovias federais BR-010 (Belém-Brasília) e BR-226, pela rodovia estadual MA-336 e pela Ferrovia Norte-Sul.

 

Admite-se que o povoamento de Porto Franco tenha sido iniciado por volta de 1854, quando em suas terras se instalaram agricultores vindos do lugar Boa Vista, situado á margem esquerda do rio Tocantins, em Goiás.

Poucos anos depois, o povoado por eles fundado foi visitado pelo português José Joaquim Severino, que percorria o Tocantins vendendo às populações ribeirinhas sal e outras mercadorias que trazia de Belém do Pará. Casando-se com uma senhora paraense que possuía parentes na região, Severino lá decidiu fixar residência.

Entre 1858 e 1878, o povoado experimentou grande surto de desenvolvimento, e a 2 de abril de 1919, pela Lei Nº 853, foi elevado à categoria de vila.

Em 1 de dezembro de 1919 elegeu seu primeiro prefeito, tenente Valério Neves de Miranda, cuja posse ocorreu no dia 1 de janeiro de 1920, data em que conquistou sua autonomia, sendo desmembrado de Imperatriz. A 29 de março de 1938, pelo Decreto-Lei Nº 45, Porto Franco foi levada à categoria de cidade.

Prefeitura

Wikipédia

Related Articles
Scroll Up