Plácido de Castro é um município que fica localizado no leste do Acre, na microrregião de Rio Branco, mesorregião do Vale do Acre, sua população é de 17 500 habitantes e sua área é de cerca de 2 047 km², e a sede do município localiza-se a cerca de cem quilômetros da capital.

Limita ao norte com o município de Senador Guiomard, ao sul com a Bolívia, a leste com o município de Acrelândia, a oeste com o município de Capixaba e a noroeste com o município de Rio Branco.

Nome em homenagem ao militar José Plácido de Castro, que teve papel de destaque, junto com o Barão do Rio Branco e Assis Brasil, na Questão do Acre, que culminou com a assinatura do Tratado de Petrópolis, entre Brasil e Bolívia, tratado que garantiu a posse das terras do território do Acre e o direito da exploração da borracha nesta região para o Brasil.

Inicialmente o local era uma colocação de seringueiros, passando posteriormente a depósito do Seringal São Gabriel, com o nome de Pacatuba. Em 1922 com o crescimento do povoado recebeu o nome de Plácido de Castro.

Seu surgimento deu-se em razão da posição comercial estratégica para compra de borracha, castanha e fornecimento de mercadorias, função de entreposto que concentrava toda produção da rica e vasta região boliviana.

O Município de Plácido de Castro, foi criado em 30 de março de 1963, obteve sua autonomia pela Lei Estadual n.º 568, de 14 de maio de 1976 e tendo sua efetiva instalação dia 30 de março de 1977.

Prefeitura

Wikipédia

Link

.

.

[googleMap name=”Plácido de Castro” description=”cidade estado Acre” width=”560″ height=”500″ directions_to=”false”]Plácido de Castro, acre, brasil[/googleMap]

Share on FacebookPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Tweet about this on Twitter
Scroll Up