Fundada em 20 de maio de 1989, após a criação do Tocantins pela Constituição de 1988, Palmas foi projetada nas pranchetas de arquitetos urbanistas, construída pelas mãos dos trabalhadores locais e muitos outros vindos de todo o País. Foi implantada como Capital definitiva em 1º de janeiro de 1990, com a instalação dos poderes constituídos (após a alocação na capital provisória, Miracema do Tocantins). A Capital do Tocantins nascia como a realização dos anseios seculares de autonomia de um povo.

A cidade foi estrategicamente planejada, situando-se entre a Serra do Lageado e o Rio Tocantins, que após o represamento da Usina Luis Eduardo Magalhães, formou o Lago de Palmas. Isso fez de Palmas uma cidade que tem de um lado a serra e de outro o lago, aliando-se a sua urbanização planejada, formam-se belas paisagens urbanas.
Após quase vinte anos sua população está próxima dos 200 mil habitantes. Setenta por cento das quadras habitadas já estão pavimentadas. O mesmo ocorrendo com saneamento básico e água tratada que chega a 98% da população.

De um modo geral a cidade é caracterizada pelo seu planejamento, pois foi criada quase na mesma forma de Brasília, com a preservação de áreas ambientais, boas praças, hospitais e escolas.

wikipedia

Prefeitura Municipal

Link

.

[googleMap name=”Palmas” description=”Capital do Estado de Tocantins” width=”560″ height=”500″ directions_to=”false”]Palmas, Tocantins, Brasil[/googleMap]


Scroll Up