maragogi001

Maragogi é um município brasileiro do estado de Alagoas, localizado a 125 km da capital Maceió, o município localiza-se na região do Leste Alagoano e no Litoral Norte Alagoano.

Esta a uma latitude 09º00’44” sul e a uma longitude 35º13’21” oeste, estando a uma altitude de 5 metros. Sua população estimada é de 29 280 habitantes, a temperatura média é de 27 graus. Os limites são Japaratinga, Porto Calvo, Jacuípe e o Estado de Pernambuco. Aniversário da Cidade é dia 24 de Abril, seu nome significa Marahub-by, ou Rio das Maraubas , ou rio livre, amplo, e o gentílico é maragogiense.

Sua economia e baseada no turismo, na pesca e na agricultura. Possui as mais belas praias da costa dos arrecifes entre o litoral sul de Pernambuco e o litoral norte alagoano, sendo considerado por isso um dos mais importantes pólos turísticos regionais, e o acesso rodoviário é pela AL-101.

Originalmente chamado Gamela, Maragogi pertencia ao Município de Porto Calvo, foi criada como vila em 1875, com o nome de Isabel, em homenagem à Princesa Isabel, e mudou o nome para Maragogi no ano seguinte, mesmo nome de um rio que banha a cidade. Em 1892 foi elevada a cidade. Foi palco de diversas lutas contra os holandeses, em batalhas que acontecem na Praia Grande, no século XVII.

De acordo com dados históricos, a colonização começou quando um sertanejo chegou à região com a família. Ele fugia de uma epidemia e fez uma promessa a São Bento para curar-se. Ao se recuperar, o sertanejo cumpriu o prometido, construindo uma igreja em homenagem ao santo. O local, uma das mais belas praias do município, ganhou o nome do santo, que mantém até hoje.

Maragogi tem grande importância na história brasileira. Holandeses e portugueses disputaram suas terras por vários anos. Mas foram os moradores da Vila de Maragogi, mesmo sem recursos, mas com heroísmo que impediram e desarticularam a tentativa holandesa de desembarque em Alagoas.

Em 1875, uma lei transferiu a freguesia de São Bento para Maragogi. Em maio de 1892 foi elevada à categoria de cidade, desmembrando-se de Porto Calvo. Em 1960, perdeu o distrito de Japaratinga, transformado em município.

.

 

Prefeitura

Wikipédia

.

.

[mappress mapid=”9″]

.

maragogi002

maragogi003

maragogi004

Share on FacebookPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Tweet about this on Twitter
Scroll Up