mar_vermelho_001

Mar Vermelho é um município brasileiro do estado de Alagoas, sua população é de 4.000 habitantes, esta na Microrregião de Palmeira dos Índios, limites com Paulo Jacinto, Palmeira dos Índios, Tanque D’Arca, Maribondo, Pindoba e Viçosa, área de 114 km², 636 metros acima do nível do mar, e acesso pela AL-110.

O município de Mar Vermelho tem sua origem ligada à história de Coutinho, um viajante que chegou à região por volta de 1800, construiu uma casa e iniciou a criação de gado e o cultivo da terra. Com a chegada de outros moradores, novas casas foram surgindo próximas a uma lagoa, que tinha, em suas margens, muitos pés de gravatás cujas folhas vermelhas caíam e formavam um grande “mar vermelho” na lagoa, dando origem ao nome do município.

A propriedade foi transferida para o alferes Cazuza e, mais tarde, para o major Joaquim Canuto de Albuquerque Maranhão, que, em 1900, instalou o primeiro vapor de algodão. Em pouco tempo, Mar Vermelho transformou-se em núcleo comercial.

Em 1910, foi criada a primeira feira e até 1947 teve um bom movimento. Com a construção da estrada de ferro que passava por Viçosa, os comerciantes expandiram seus negócios e muitos chegaram a fechar lojas em Mar Vermelho, por conta do difícil acesso.

Ainda em 1910, um longo período de chuvas derrubou grande parte das encostas das serras e também da capela. Uma nova matriz só foi construída em 1922. Em 3 de fevereiro de 1962, através da Lei 2.431, Mar Vermelho foi desmembrado de Anadia.

.

Prefeitura

Wikipédia

.

.

[mappress mapid=”69″]

Share on FacebookPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Tweet about this on Twitter
Scroll Up