Major Isidoro é um município brasileiro do estado de Alagoas, esta na Microrregião de Batalha, limites com Cacimbinhas, Dois Riachos, Olivença, Olho D´Água das Flores, Jacaré dos Homens, Batalha, Jaramataia, Arapiraca e Igaci. Fica 200 metros acima do nível do mar, área de 324 km², de clima Quente e seco, sua população é de 17.500 habitantes, e o acesso é pela AL-120.

Antigo distrito de Sertãozinho, o município recebeu seu atual nome em homenagem ao Major Isidoro Jerônimo da Rocha, fundador do povoado. A colonização, no entanto, começou quando Antônio Jerônimo da Rocha comprou uma propriedade na região e se instalou com sua família. Dos filhos, apenas Isidoro manteve os negócios do pai, que era conhecido como o patriarca de Sertãozinho nome de uma de suas fazendas.

Isidoro lutou insistentemente pela emancipação. Em 1920, conseguiu que o Poder Legislativo, através da Lei 946, autorizasse o governo a elevar Sertãozinho a município. O governador não aceitou e manteve a área como distrito.

Só em 1949 foi concedida a emancipação, desmembrando Sertãozinho dos municípios de Batalha, Santana do Ipanema e Palmeira dos Índios. Nessa época, Isidoro já estava morto, mas os moradores decidiram fazer-lhe a homenagem, dando seu nome à cidade.

Além de boas terras para pastagens, Major Isidoro destaca-se pela criação de gado, principalmente das raças nelore, holandês e guzerat, que lhe rendem o título de segundo maior produtor de leite do Estado.

Por ser um dos mais conhecidos da bacia leiteira de Alagoas, Major Isidoro não poderia deixar de ter um povo festeiro e hospitaleiro. É nas tradicionais festividades do município que esse lado da cidade se mostra claramente.

As mais movimentadas e que recebem o maior número de visitantes são a Festa do Leite e as festas juninas, nas quais merece destaque a do padroeiro do município, Santo Antônio, salvação das moças casadeiras da região.

major_izidoro_001 major_izidoro_002

.

Prefeitura

Wikipédia

.

[mappress mapid=”70″]

Share on FacebookPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Tweet about this on Twitter
Scroll Up