Macapá é um município brasileiro, capital do estado do Amapá, localizado no sudeste do estado, é a única capital estadual que não possui interligação por rodovia a outras capitais.

É a quinto município mais populoso do norte do Brasil, atrás apenas de Manaus, Belém, Ananindeua e Porto Velho. Vem se destacando da maioria do municípios do Brasil pelo crescimento econômico e populacional bem acima das médias nacionais.

Macapá localiza-se na foz do Rio Amazonas, à margem esquerda, sua maior vocação é o comércio, pois em relação à sua posição geográfica, tem grandes possibilidades de relações comerciais com a América Central, América do Norte e a Europa. Em 1991, criou-se a Zona Livre Comércio de Macapá possibilitando uma melhor perspectiva para a economia do Estado.

Das nossas capitais é a única cortada pela linha do Equador, a cidade conta com uma população de 367 000 habitantes em uma área de 6 563 km².

Apresenta recursos naturais e turísticos importantes, porém ainda não muito explorados, Macapá apresenta uma boa infra-estrutura hoteleira e restaurantes. No município acontece o fenômeno do Equinócio, nos meses de Março e Setembro com a passagem do sol do hemisfério Norte para o hemisfério Sul e vice-versa.

Macapá foi formada através da instalação de açorianos no canal norte do Rio Amazonas, em 1751. Deveriam consolidar os domínios portugueses na região. O povoado cresceu rapidamente e em 1758, foi elevado à categoria de Vila com a denominação de Vila de São josé de Macapá.

Treze anos depois é construída a Fortaleza de São José, utilizando a mão de obra escrava, esses negros fundaram um quilombo que deu origem a Vila de Curiaú onde hoje vivem seus descendentes. Em 1943, o Amapá passa a ser Território e Macapá sua Capital, o que continua até hoje, mesmo com a transformação do território em Estado.

Prefeitura

Wikipédia

Universidade

Link

.

[googleMap name=”Macapá” description=”cidade capital do estado do Amapá” width=”560″ height=”500″ directions_to=”false”]Macapá, amapá, brasil[/googleMap]

.

Share on FacebookPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Tweet about this on Twitter
Scroll Up