Macapá é um município brasileiro, capital do estado do Amapá. Localizada no sudeste do estado, é a única capital estadual que não possui interligação por rodovia a outras capitais. Ademais, é a única cortada pela linha do Equador. A cidade conta com uma população estimada em 360.000 habitantes em uma área de 6 563 km².

É a quinta cidade mais populosa do norte do Brasil, atrás apenas de Manaus, Belém, Ananindeua e Porto Velho. A cidade vem se destacando da maioria do municípios do Brasil pelo crescimento econômico e populacional bem acima das médias nacionais.

Situada ao extremo norte do Brasil, cercada pelas belezas amazônicas, e cortada pela linha do Equador, Macapá é destino ainda pouco explorado no Brasil, mas de grande interesse turístico.
Apesar de não ser ligada com nenhuma outra capital brasileira por via terrestre, Macapá foi fundada no século XVIII e possui construções históricas bastante expressivas como a Fortaleza de São José do Macapá e a Vila de Curiaú, onde residem os descendentes dos escravos que construíram a fortaleza. Após a quaresma, os moradores de Curiaú realizam a manifestação folclórica do Marabaixo, com danças, músicas, bebidas e comidas típicas os moradores celebram a festa em homenagem ao Divino Espírito Santo.

Também na região de Curiaú fica uma importante Área de Proteção Ambiental, que conta com cerca de 23mil hectares de área preservada da fauna e floras locais.

A construção do monumento, com o relógio do sol, para marcar o local onde a linha imaginária divide a Terra em dois hemisférios,a cidade tem o privilégio de assistir ao fenômeno chamado de Equinócio, uma manifestação em que os raios do sol, no seu movimento aparente, incidem diretamente sobre a linha do Equador. Nesse período, os dias e as noites têm a mesma duração em todo o planeta. A ocorrência desse fenômeno se dá em dois momentos: em março, conhecido como equinócio da Primavera, e em setembro, chamado de equinócio de Outono.

O Porto de Santana, do qual saem diariamente passeios de barco pelos rios, pelo mar, ilhas, igarapés e canais da região e também no Complexo Beira-Rio, um dos locais mais frequentados da cidade e onde se encontram construções como o Trapiche Eliezer Levy.

O Museu do Sacaca é uma grande atração turística, voltada para apresentar aos visitantes os vários aspectos da cultura dos povos amazônicos e sua relação com a natureza, Macapá também possui balneários, que permitem um banho no Rio Amazonas. Os principais são os balneários Araxá, Fazendinha e Aturiá. Também é nessa região que ocorre um fenômeno das águas muito interessante, a pororoca – ondas fortes resultadas do encontro do rio com o mar.

.
wikipedia

Prefeitura Municipal
.
.

[googleMap name=”Macapá” description=”Capital do Estado do Amapá” width=”560″ height=”500″ directions_to=”false”]Macapá, Amapá, Brasil[/googleMap]

Share on FacebookPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Tweet about this on Twitter
Scroll Up