Limoeiro de Anadia é um município que fica localizado na região central de Alagoas, na Microrregião de Arapiraca, sua população é de 25.500 habitantes, sua área é de 316 km², e limita ao norte com os municípios de Coité do Noia, Taquarana e Tanque d’Arca, ao sul com o município de Junqueiro, a leste com o município de Anadia, a oeste com o município de Arapiraca, e a sudeste com o município de Campo Alegre.

As origens sobre a denominação do atual município são contadas pelos moradores mais antigos de diversas formas, sendo duas as versões mais aceitas.

A primeira delas conta que a grande quantidade de pés de limoeiro, serviam como sombras frondosas onde descansavam os exploradores e caçadores das matas da região.

Já em outra versão, o nome do município é atribuído à construção – por Rodrigues da Silva – de uma capela em devoção à Santa Cruz e à Nossa Senhora da Conceição do Limoeiro. Por ter se desenvolvido o povoado próximo à capela, ficou conhecido por Limoeiro.

A junção de Anadia à denominação atribui-se ao fato da ligação anterior à sua emancipação com este município, Nossa Senhora da Conceição.

Antonio Rodrigues da Silva – considerado o primeiro morador da região – deu início ao povoado com apenas uma fazenda de gado. Em 1879, houve sua integração a Junqueiro.

Passou a ser vila através de uma lei em 1882, sendo instalada apenas em 1883. Foi parte integrante da comarca de Alagoas (na época Marechal Deodoro) até 1883, quando passou a pertencer a Penedo. Anos depois, foi anexado à comarca de Anadia. A criação definitiva do município se deu no dia 31 de maio de 1882.

A região passou por profundas e diversas transformações administrativas e territoriais. Um de seus maiores prejuízos foi ter perdido, em 1929, o distrito de Arapiraca, que conseguiu superá-la economicamente, tornando-se uma das cidades mais prósperas de Alagoas.

.

Wikipédia

.

.

[mappress mapid=”72″]

Share on FacebookPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Tweet about this on Twitter
Scroll Up