Lagoa da Canoa é um município brasileiro localizado na região central do estado de Alagoas, sua população é de 18.000 habitantes, sua área é de 103 km², e limita ao norte com o município de Craíbas, ao sul com o município de Campo Grande, a leste com o município de Arapiraca, a oeste com o município de Girau do Ponciano e a sudeste com o município de Feira Grande.

Em épocas remotas existia apenas a pequena lagoa na área onde foi edificada a cidade. Em 1833, dois casais cujos nomes não constam nos anais chegaram à região, construíram casas e implementaram a agricultura e a pecuária. Parte daí a colonização do território.

Algum tempo depois outras famílias também começaram a se instalar na localidade. Os pioneiros desse processo colonizatório foram José Barbosa, Francisco José Santana e a família Maurício.

Com a criação do município de Arapiraca, Lagoa da Canoa passou a integrá-lo na condição de povoado, mas com grande importância no contexto econômico, social e político. As fazendas de café trouxeram emprego e renda. Além disso, servia como ponto de apoio na estrada que ligava Arapiraca a Traipu e Girau do Ponciano.

Com a emancipação, Lagoa da Canoa revigorou sua importância econômica. Foi transformada em município autônomo em 28 de agosto de 1962. Do trabalho para a independência participaram José Pereira Lúcio, José Leite, José Ramos Barbosa, José Emiliano de Almeida, Mauro Vieira e outros.

.

Wikipédia

.

.

[mappress mapid=”73″]

Scroll Up