Jequiá da Praia é um município brasileiro do estado de Alagoas, está localizado no litoral sul do estado, a menos de 70km de Maceió, sua população estimada é 12.500 habitantes, área de 360 km2, com acesso pela AL-101 Sul, e seus limites são Roteiro, São Miguel dos Campos, Campo Alegre, Teotônio Vilela, e Coruripe.

O local é banhado pelas águas do Oceano Atlântico, por lagoas e rios como o Jequiá, o mais importante do município, de grande valor natural pela variedade de sua fauna e flora, conta com um complexo hídrico formado por lagoa, rio e mar, além de tabuleiros costeiros, falésias e manguesais, ideais para a prática do turismo ecológico.

A principal lagoa é a de Jequiá, que conta com 18 km de extensão (terceira maior do estado) e 1 km de largura, sendo a primeira em volume de água de Alagoas e uma das mais profundas do Brasil, propiciando a prática de esportes aquáticos. Destacam-se também a Lagoa Azeda e Lagoa de Jacarecica.

O Município de Jequiá da Praia foi criado pela Lei nº 5.675, de 03 de fevereiro de 1995. Somente em 1999, o Governo do estado nomeou um Interventor, para conduzir o Município até que efetivasse o processo de eleição para o Prefeito Municipal e que o mesmo fosse empossado, o que ocorreu em 01 de Janeiro de 2001, quando a Prefeita atual assumiu a administração do mais recente Município Alagoano.

Anteriormente, Jequiá da Praia era dividida em duas partes, sendo uma pertencente ao Município de São Miguel dos Campos e a outra ao Município de Coruripe.

No Litoral Sul Alagoano encontramos uma grande variedade de belezas naturais, entre elas, merece destaque a praia de Duas Barras, que fica localizada no povoado da Barra de Jequiá da Praia, atual Município de Jequiá da Praia.

A região oferece além das maravilhas naturais vários tipos de comidas típicas como: peixada, siri, caranguejo, massunin, lagosta, camarãozada, coco verde, entre outras.

.

.

Prefeitura

Wikipédia

.

.

Scroll Up