jaramatia_001

Jaramataia é um município brasileiro do Estado de Alagoas, esta na Microrregião de Batalha, limites com Major Isidoro, Traipu, Girau do Ponciano e Arapiraca, 160 metros acima do nível do mar, com área de 104,1 km², e sua população é de 5.500 habitantes.

A origem do município, datada por volta de 1882, é a fazenda Jaramataia, de Manoel Barbosa Farias. Naquela época, havia apenas uma pequena casa onde residia uma senhora conhecida como Luiza. Exatamente onde se encontra hoje construída a cidade era a sede da fazenda.

Pouco tempo depois chegou ao local Dezinho Barbosa de Amorim, que começou um pequeno sítio. Os oito filhos do seu casamento continuaram na região formando suas próprias famílias e fazendo crescer o povoado: a Jaramataia dos Barbosa. O nome se originou da grande quantidade de jaramataias – árvores abundantes que cobriam parte das terras.

Em 1900 foi construída a primeira capela do povoado. Cinqüenta e quatro anos depois foi concluída a atual matriz de Nossa Senhora da Conceição. O povoado cresceu rápido e em 1961 foi elevado à condição de distrito.

O desenvolvimento fez alguns grupos pedirem a emancipação, tendo como líderes Olavo Barbosa de Oliveira, José Barbosa, Aureliano Barbosa César, José Azarias Barbosa, José Maria Cavalcante e José Cícero Barbosa.

A autonomia aconteceu por força da Lei 2.444, de maio de 1962, sendo o município instalado oficialmente em junho, com território desmembrado de Batalha.

O município é um dos maiores produtores de leite do Estado e tem como atrações o Centro Cultural Banco do Brasil e a Prainha do Açude, que é o ponto de encontro da população local e visitantes no final de semana.

Entre os eventos, destacam-se: a festa da Emancipação Política (20 de junho), a tradicional vaquejada (setembro) e a festa da padroeira Nossa Senhora da Conceição (8 de dezembro).

.

Prefeitura

Wikipédia

.

Scroll Up