Japaratinga é um município brasileiro do estado de Alagoas, de Maceió para chegar com carro pode ser pela AL-101, ou entrando na AL-435 depois de passar pela usina Santo Antônio utilizando a Rota Ecológica até Porto de Pedras e atravessando o Rio Manguaba de balsa.

Município da Região Leste do Estado de Alagoas, limites com Maragogi, Porto Calvo, Porto de Pedras, sua população estimada é de 6.500 habitantes, distante 110 Km de Maceió, e 5 metros acima do nível do mar.

O município de Japaratinga deve sua origem a uma colônia de pescadores implantada no mesmo local onde hoje está a prefeitura. Existiam alguns barracos à beira da praia e parte das terras era ocupada com lavouras. O desenvolvimento só começou após 1800.

Uma estrada que dava acesso apenas a animais ligava a rodovia principal – hoje AL 101 Norte – a Porto de Pedras, passando por Japaratuba, nome primitivo de Japaratinga. Anos depois, novas famílias adquiriram terras na região e dedicaram-se a plantações de coco. O Sítio Salgado, de Pedro Lins de Mello, foi um dos que mais produziu.

Os herdeiros das terras seguiram explorando a mesma cultura. Motivos políticos levaram os líderes locais a lutar pela autonomia administrativa de Japaratinga. José Jorge de Farias Sales, chefe político de Maragogi, foi um dos comandantes do movimento.

Em 1960, através da Lei 2.264, Japaratinga ficou desmembrada de Maragogi. A instalação oficial veio no dia 30 de junho do mesmo ano.

O mar de Japaratinga é calmo, sem ondas e de águas mornas que possibilitam deliciosos passeios de jangada às piscinas naturais. O município tem como principais eventos a festa da padroeira, Nossa Senhora das Candeias (entre janeiro e fevereiro), a festa da Emancipação (23 de junho) e o Festival de Abertura do Verão (novembro).

.

Prefeitura

Wikipédia

.

Japaratinga_001

Japaratinga_002

Scroll Up