Ilhabela é o único município–arquipélago marinho brasileiro e está localizado no litoral norte do estado de São Paulo, microrregião de Caraguatatuba, e sua população estimada é de 28.000 habitantes.

Possui uma das mais acidentadas paisagens da região costeira brasileira, com todas as características de relevo jovem, conjunto montanhoso formado pelo Maciço de São Sebastião e Maciço da Serraria, além da acidentada Península do Boi, a Ilha de São Sebastião se destaca como um dos acidentes geográficos mais elevados e salientes do litoral paulista, tendo como pontos culminantes o Pico de São Sebastião, com 1379 metros de altitude, o Morro do Papagaio com 1307 metros, e o Morro da Serraria, com 1285 metros.

Banhado pelo oceano Atlântico, o município está localizado a 135 quilômetros da capital e a 140 quilômetros da divisa com o estado do Rio de Janeiro, está situada um pouco ao sul do Trópico de Capricórnio, e Ilhabela é um dos 15 municípios paulistas considerados estâncias balneárias pelo Estado de São Paulo.

O Município de Ilhabela compreende, a Ilha de São Sebastião, Ilhas de Búzios, Ilha da Vitória, e mais os ilhotes das Cabras, Serraria, Castelhanos, lagoa, Figueira e das Enchovas.

A Ilha de São Sebastião recebeu este nome em 20 de janeiro de 1502 dado por Américo Vespúcio, nome alusivo ao santo do dia, quando de sua passagem por este canal.

A cidade de São Sebastião surgiu muito mais tarde, dizem os historiadores que o povoado de São Sebastião teve como primeiro nome Vila da Ilha de São Sebastião, portanto, Ilhabela é o nome do município, a Ilha (acidente geográfico) é Ilha de São Sebastião.

O povoado da Ilha recebeu o nome de Villa Bella da Princesa. Alcançou a sua emancipação política-administrativa em 03 de setembro de 1805 com este nome. Passou a se chamar apenas Villa Bella (popularmente) sem que houvesse medida legal (decreto) para essa mudança.

Em 21 de maio de 1934, o governo paulista realizou, em meio a grave crise econômica pela qual atravessava o país, uma reestruturação na divisão territorial do Estado, quando extinguiu 18 pequenos municípios, entre eles o de Vila Bela da Princesa (cujo nome já havia mudado para Vila Bela), que voltou a integrar o território da Vila de São Sebastião.

A extinção do município foi revogada em 5 de dezembro de 1934. Por imposição do governo ditatorial de Getúlio Vargas que baixou o decreto federal nº 2140, o nome de Vila Bela mudou, a partir de 1º de janeiro de 1939, para Formosa. Inconformados, os moradores iniciaram um movimento popular contra o novo nome até que, em 30 de novembro de 1944, o governo estadual baixou o decreto nº 14334, mudando o nome do município, a partir de 1º de janeiro de 1945, para Ilhabela.

O turismo desenvolveu-se com mais intensidade a partir de 60, com o advento da balsa em 1958, a partir daí, até hoje, o município equipou-se de bom comércio, voltado para o turismo.

.

Prefeitura

Wikipédia

ORG

.

[mappress mapid=”40″]

.

ilhabela_001

 

Categorias: SP

Multicipios Brasil

cool hunter

Scroll Up