Guarapari é um município brasileiro do estado do Espírito Santo, população estimada é de 110.000 habitantes, a distância de Vitória a capital do estado é 51 km, do Rio de Janeiro 474 km e de Belo Horizonte, 516 km.

A história conta que um missionário de Tenerife, a maior das Ilhas Canárias, província da Espanha, de nobres famílias da Península, Llarena, Loyola, Núñes e Anchieta e ainda soldado do grande santo Inácio de Loyola, arribou a estas terras brasileiras a 13 de julho de 1.553, era o Apóstolo José de Anchieta.

Foi em 1.569, quando o Padre José de Anchieta percorria as terras do Espírito Santo como visitador dos jesuítas, encarregado de estabelecer novas aldeias para catequese dos índios Goitacazes, Purus Tupiniquins e Aimorés, sendo uma delas a de GUARAPARI, que determinou o nascer desta povoação. Mas só em 1.585, portando 16 anos depois, é que o Padre José de Anchieta fundou a quarta e última aldeia em terras espírito-santenses, que recebeu o nome Guarapari.

O crescimento de Guarapari, no decorrer de sua história, foi realmente muito lento, na década de 30 as casas não passavam de 250 unidades e somente na década de 40 é que foi registrada a construção da primeira casa de veraneio.

Até 1.952 Guarapari era lugar de difícil acesso, pois a travessia do canal ainda era feita através de balsa, naquele ano foi construída a primeira ponte de madeira ligando o município aos acessos já disponíveis.

Mas foi na década de 60 que Guarapari apareceu para o mundo turisticamente, divulgada para os quatro cantos do mundo pelo Dr. Silva Mello, a cidade das areias monazíticas medicinais passou a ser referência mundial para o turismo saúde, e nasce assim o título de ‘Cidade Saúde’.

Prefeitura

Wikipédia

[googleMap name=”Guarapari” description=”Cidade do estado do Espirito Santo” width=”560″ height=”500″ directions_to=”false”]Guarapari, espirito santo, brasil[/googleMap]

.

Related Articles
Scroll Up