Guajará, município do estado do Amazonas, foi fundado no ano de 1989. Situado na microrregião do Juruá, na mesorregião do sudoeste amazonense, com uma área de 8.983,7 quilômetros quadrados, distante 1.474,3 quilômetros de Manaus, economicamente possui mais ligação com a região do vale do Juruá acreano, mais precisamente ao município de Cruzeiro do Sul. Isto acontece pelo fato de o município estar ligado por uma excelente rodovia (16 KM) ao citado município acreano.

O povoado de Guajará, resultante da antiga invasão do seringal do mesmo nome que pertencia à família Badarane e ocupava as extensões de terra do atual município.
Com uma população estimada em cerca de 13.000 habitantes, quase equilibradamente distribuída entre a zona rural e urbana, a economia de Guajará se baseia na criação de gado bovino (grandes e pequenas fazendas), na agricultura, com pequenos produtores rurais, e na extração de madeira de lei. Durante o período da estiagem, chamado “verão”, a cidade recebe muitos visitantes, que frequentam as belas praias do rio Juruá em frente à cidade.
Recentemente, o governo do Amazonas investiu na construção de um hospital e diversas melhorias estruturais, provocando na cidade uma considerável melhoria na qualidade de vida do povo guajaraense.

Em 21.05.1957, pelo Decreto-Lei nº 05, desapropriou as referentes terras e em seguida entregando-as à comunidade, na administração do Prefeito Municipal de Ipixuna, Dr. Varcy Herculano Barroso. Neste momento fizeram a troca do nome de Guajará para Canamari, em homenagem aos índios que habitavam próximo à localidade.
Em 1979, foi elevado à categoria de Vila, pelo Prefeito Sr. Edson Herculano Lima, que pertencia ao município de Ipixuna, quando vários benefícios chegaram a essa população.
Em 1986, a vila Guajará permanecia ainda sob o comando de Ipixuna, que tinha como Prefeito o Sr. Eliésio Herculano Lima.
Em 30.12.1987, na criação efetiva do município, houve polêmica devido ao nome que havia sido mudado para Canamari, o qual não recebeu simpatia da maioria, então permaneceu “Guajará”, que significa “uma árvore”.

.

Prefeitura

Wikipédia

.

 

Related Articles
Scroll Up