Fonte Boa é um município do estado do Amazonas. Localiza-se a uma latitude 02º30’50” sul e a uma longitude 66º05’30” oeste, estando a uma altitude de 62 metros. Sua população estimada em  35.000 habitantes. Possui uma área de 12.165,19 km². Limita-se com os municípios de: Uarini ao leste; Juruá e Jutaí ao sul; Tonantins e Japurá ao oeste; Maraã ao norte.

As principais riquezas naturais são constituídas por sua flora e fauna, notadamente a primeira que é muito importante, destacando-se entre as várias espécies a seringueira e as madeiras de boa qualidade, como: aguano e cedro. Na segunda são dignas das dimensões várias espécies de peixes como: pirarucu, tambaqui, quelônio e outros aquáticos como o jacaré.

Taracoatéua ou Taracuariba, aldeia dos índios Omáguas, foi o primeiro núcleo de povoamento da atual cidade de Fonte Boa. Nessa aldeia nos fins do século XVII o jesuíta Samuel Fritz, fundou a missão religiosa denominada Nossa Senhora de Guadalupe.
Poucos anos após a fundação da missão, fora a aldeia destruída pelos espanhóis e restaurada mais tarde pelos portugueses. Em 1759, a aldeia de Taracoatéua ou Taracuariba, foi elevada à categoria de Lugar, com a denominação de Fonte Boa.

.

Prefeitura

Wikipédia

.

Share on FacebookPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Tweet about this on Twitter
Related Articles
Scroll Up