A costa do Amapá foi descoberta e reconhecida pelo espanhol Vicente Yañez Pinzón, foi com quatro caravelas, que ele atingiu em 26 de janeiro de 1500 um cabo do litoral brasileiro que foi identificado como cabo de Santo Agostinho (Pernambuco). Prosseguindo para o norte, passou pela foz do Amazonas e chegou à boca de um outro grande curso d’água, daí por diante conhecido como rio de Vicente Pinzón.

Em 1637, a região que é hoje o estado de Amapá foi dada a um homem português, Bento Manuel Parente, ao término do mesmo século, a região foi invadida pelo ingleses e holandeses que foram expulsos pelos portugueses.

No 18º século, os franceses reivindicaram também a possessão da área, no ano de 1713, o Tratado de Utrecht estabeleceu as fronteiras entre o Brasil e a Guiana francesa, que não foi honrado pelos franceses, e assim os portugueses construíram então uma fortaleza cujo nome foi de São José de Macapá, para proteger os limites de invasão francesa. Sua identificação com Oiapoque no ano de 1897  daria ao Brasil ganho de causa na questão dos limites com a Guiana Francesa .

O desenvolvimento do Amapá na primeira metade do século XX foi lento, no ano de 1943, pelo decreto-lei 5.814, de 13 de setembro, o governo federal criou o Território Federal do Amapá.

Em 1945, quando se procedeu à nova divisão territorial, a parte do Amapá ao norte do rio Cassiporé passou a constituir o município do Oiapoque, em dezembro de 1957 foi mais uma vez desmembrada, para a criação do município de Calçoene, e com a cessão de terras ao norte do rio Amapá Grande.

A transformação do território federal em estado foi decidida pela Assembleia Nacional Constituinte em 1988, e em 1º de janeiro de 1991 foi instalado o estado do Amapá, com a posse dos 24 membros da primeira Assembleia Legislativa.

O Amapá é uma das 27 unidades federativas do Brasil, está situado a nordeste da região Norte e tem como limites a Guiana Francesa a norte, o Oceano Atlântico a leste, o Pará a sul e oeste e o Suriname a noroeste. Ocupa uma área de 142.814,585 km². A capital é Macapá, e as cidades mais populosas são Macapá, Santana, Laranjal do Jari e Oiapoque.

O Amapá é um dos mais novos estados brasileiros e o mais preservados deles , como dizem várias pesquisas, mesmo com a mineração e a pecuária, as florestas amapaenses continuam sendo preservadas.

bandeira_amapa

Governo do Estado

Wikipédia

Os 16 municípios:

A – Amapá

C – Calçoene – Cutias

F – Ferreira Gomes

I – Itaubal

L – Laranjal do Jari

M – Macapá – Mazagão

O – Oiapoque

P – Pedra Branca do Amapari – Porto Grande – Pracuúba

S – Santana – Serra do Navio

T – Tartarugalzinho

V – Vitória do Jari

.

[mappress mapid=”26″]

.

Share on FacebookPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Tweet about this on Twitter
Scroll Up